quinta-feira, 1 de maio de 2014

Resenha: Quem é Você, Alasca?

http://jairosarfati.com/wp-content/uploads/2014/02/DSC02511.jpg
{Créditos}
Olá, leitores! Tudo bem? Nesse feriado eu trouxe uma resenha bem especial para vocês. Como vocês já devem saber pelo título, é a resenha de Quem é Você, Alasca?, do John Green. Esse livro é bem especial e significativo para mim. Posso afirmar com toda a certeza que esse livro me deixou mais intrigada do que A Culpa é das Estrelas. E vocês vão saber por que com o decorrer da resenha.

Quem é Você, Alasca? conta a história do Miles - ou como é chamado por alguns, Gordo -, ele é o típico nerd que encontramos em diversos livros, sem muitos amigos, mas tudo isso muda quando ele vai para a escola Culver Creek. Um dos motivos para essa mudança é por ele buscar o "grande Talvez" da sua vida. Miles é um garoto bem interessante. Muitos colecionam livros, outros sapatos, mas Miles coleciona as últimas palavras das pessoas - em geral, de vários presidentes -. 

Alasca Young é uma garota totalmente contrária a o que imaginei. Ela tem vícios estranhos - os quais não me cabe citar aqui, pelo menos não agora -, mas como Miles, ela tem o propósito de buscar algo, a saída do seu labirinto.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVgVZPbzfP-79mGXvDsU_YxzutkuHTEv5jDKyB9o2IOJlqOykx98AJ1x36hITJqVvSFr1z0nTj1WGL8FX45iv9fLLfSf2ZD5YABMa9bw94hHVUICSoaQU_jvtzTw-3OA_d9GA-guW9qNMa/s1600/alasca-1.png
{Créditos}
Quanto as "características físicas" algo me incomodou. A capa me deixou totalmente frustrada, porque quando eu a tocava ela manchava por ser de um tipo de material diferente do normal. Porém, a combinação dos elementos é incrivelmente perfeita. Ao final do livro, todos os elementos são esclarecidos. 

A fonte poderia ser maior, mas não é tão pequena. As folhas são amareladas (um amor!), e tem uma textura bem legal.

{Créditos}
Minha opinião sobre o livro é que, no entanto, é um livro bem normal, mas que tem um significado enorme na minha vida, porque esse foi o primeiro livro que me deixou com insônia na minha vida inteira. Por que? Pelo seu final. É algo incerto, e totalmente inesperado. Do tipo que me fez perceber o quanto a vida pode ser dura com algumas pessoas, e com outras totalmente o contrário, mas ela faz com que as pessoas percebam isso não é totalmente uma injustiça antes do final de tudo. E só assim conseguem encontrar a saída para o seu próprio labirinto.

Isso parece um pouco confuso para você que nunca leu esse livro, não é? Simples, leia-o, você vai se surpreender com o caminho que a história trilha. É um livro que eu indico muito, apesar de algumas partes monótonas.

Não consigo esquecer o quanto esse livro me fez pensar sobre a vida, sobre o destino que ela toma, sobre os altos e baixos que a compõem. E claro, sobre quais serão as minhas últimas palavras (que eu espero que não sejam pronunciadas tão cedo). E se o Miles teria interesse em ouvi-las. 

Frases marcantes

"Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."

"[..] se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão."

“Ela adorava mistérios, tanto que se tornou um.”

“Vocês fumam para saborear. Eu fumo para morrer."

Editora: WMF Martins Fontes Ltda
Páginas: 229
Nota: 4/5

8 comentários:

  1. Sou completamente apaixonada por esse livro! Mas indignada com o final ( acho que todos do livros do Tio João Verde deixam esa bipolariedade em meus sentimentos) sem palavras com esse livro! Amo muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Porque no final não se tem uma certeza do que aconteceu. Mas eu gosto bastante desse livro.

      Excluir
  2. Eu nunca tive vontade de ler esse livro, mesmo estando em volta de pessoas que dizem que é ótimo, mais você fez eu ter vontade. Mil obrigadas por isso, imagina eu morrer sem ler esse livro. haha
    Bjs Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom saber disso. O livro é realmente maravilhoso. Você, com certeza, não pode morrer sem ler esse livro. Haha. Beijos :)

      Excluir
  3. Gente! Um livro causar insônia em alguém é bem incomum, né? Gostei bastante da resenha, bem instigante! Eu já queria lê-lo faz um tempo, imagine agora! ♥

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sacada, haha! Obrigada. Você precisa ler esse livro, é maravilhoso. Um beijo!

      Excluir
  4. Adoro este tipo de livro , que faz refletir sobre a vida , vou ver se leio depois !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto bastante desse tipo de livro. Faça isso :)

      Excluir